quarta-feira, 16 de outubro de 2013

RESUMO DAS AULAS





Projeto MUSICA NA CIDADE
      Logo_musica_na_cidadeResumo das aulas
 
PROFºFABIANO\ISABELA\WANDERLEIA


Música é uma arte de expressão que utiliza o som. O som, através de suas propriedades, traduz e evoca sentimentos e impressões.
Ritmo – Combinação dos Valores
Melodia - Combinação de sons sucessivos, ou seja, um após o outro.
Harmonia – Combinação de sons simultâneos (tocado de uma vez).
Timbre – Combinação dos valores de duração no discurso Musical.
O som possui quatro propriedades.
Duração - É o tempo de produção do som.
Intensidade - É o que determina se o som é mais fraco ou mais forte.
Altura (Grau) - É o que determina ser um som mais grave ou mais agudo.
Timbre - É o que nos permite determinar o que deu origem ao som e é por ele que distinguimos o som do violino, do piano, da flauta, da voz humana ou de qualquer outro instrumento, por mais pitoresco que esse possa vir a ser.
Pauta ou Pentagrama- é o conjunto de 5 linhas horizontais, paralelas e equidistantes que formam entre si 4 espaços onde são escritas as notas
Linhas e espaços Suplementares-Como vimos na aula anterior, a pauta também chamada de pentagrama, é composta por 5 linhas e 4 espaços, entretanto, não é suficiente para conter todos os sons musicais que o ouvido pode apreciar. Por esse motivo, usam-se linhas chamadas suplementares superiores ou linhas suplementares inferiores, que são colocadas respectivamente acima ou abaixo da pauta. Usa-se também nos espaços que são formados por essas linhas, espaços suplementares superiores ou inferiores. As linhas e espaços suplementares superiores, conta-se de baixo para cima e as linhas e espaços suplementares inferiores, conta-se de cima para baixo. O número de linhas e espaços suplementares não é limitado, porém, não é comum colocar mais de cinco. 
Figuras Musicais e Notas: Cada figura musical tem seu silêncio correspondente representado pela pausa. Veja no quadro abaixo o nome das figuras musicais e pausas e seus valores correspondentes.






Fermata
Uma nota sustentada indefinidamente, tendo sua duração original prolongada ao gosto do executante. A fermata também pode aparecer sobre pausa, indicando uma suspensão, ou sobre a barra de compasso, indicando uma cesura.

Ligadura
A ligadura é um sinal de forma semicircular que se coloca acima ou abaixo das notas para ligar sons. Existem 3 tipos de ligadura: valor, articulação e de frase ou fraseado. A de valor é a união de duas ou mais notas da mesma altura e mesmo nome. As durações das notas são somadas e ela é tocada como uma única nota. A ligadura de articulação liga duas notas de nomes diferentes. A ligadura de frase ou fraseado liga três ou mais notas de nomes diferentes.


Nota pontuada
O uso de pontos à direita da figura permite prolongar a duração de uma nota. Um ponto aumenta a duração de uma nota em metade do tempo original. Dois pontos aumentam três quartos da duração original, três pontos aumentam sete oitavos e assim por diante. Pausas também podem ser pontuadas da mesma forma que as notas.

Solfejo: no conceito da música ocidental, é a arte de cantar os intervalos musicais, seguindo as respectivas alturas (frequências ou graus da escala) e ritmos anotados em uma partitura



Algumas Perguntas para Responder:
O que e som? E quais suas Propriedades? Define cada umas delas?
O que e Musica? E quais suas Propriedades? Define cada uma delas?
Para que serve as linhas Suplementares? Como são contadas?
O que são figuras? Qual o seu nome? E seus valores?
O que são fermata, e para que ela Serve?
O que é pauta? Como são contadas as suas linhas e espaços?





Nenhum comentário:

Postar um comentário